Nigéria: Reconciliar e restaurar

19 | Outubro | 2017

O padre Abem é o pároco da futura igreja na localidade de Boki na Nigéria onde está a construir uma igreja para a comunidade Nsadop que sofreu a devastação da crise e a guerra em 2010.

"Tenho o privilégio de vos apresentar humildemente a comunidade cristã católica de Nsadop, Boki (Nigéria), onde estamos a esforçar-nos para construir uma nova Igreja. A comunidade de Nsadop sofreu a devastação da crise e da guerra em 2010 e este triste evento causou enormes perdas de vidas, lares e terras. O bispo considerou que a criação de uma comunidade cristã autônoma com um sacerdote residente facilitaria o processo de reconciliação e restauração, pois contando com um sacerdote seria bom para suas necessidades espirituais.

Vivendo no meio rural, dependente da agricultura em pequena escala para a subsistência, faz de reunir o dinheiro necessário para a nova igreja um enorme fardo . Em vista das circunstâncias particulares desta comunidade, peço humildemente o vosso apoio financeiro e técnico para nos ajudarem a completar a construção da Igreja.

O apoio nesta obra aliviará o sofrimento dos camponeses que se esforçam para se reassentar após a guerra

O custo total estimado para o projeto foi de 40 mil euros. No entanto o projeto ainda está longe de ser finalizado, já que precisamos ainda do telhado. Para este precisamos de mais 15 mil euros. O apoio nesta tarefa aliviará os sofrimentos dos camponeses que se esforçam para se reassentar depois da guerra.

Nas nossas orações que pedimos a Deus que nos conceda a ajuda necessária para terminar este projeto já iniciado, bem como por todos os benfeitores e suas famílias que, sem nos conhecer, estarão presentes no presente e no futuro desta comunidade. Temos o seu amável apoio, que será muito apreciado.

Muito obrigado e que Deus vos abençoe!
Fraternamente em Cristo,
Pe. Patrick Abem

Nota: o P. Patrick Abem fez o doutoramento em Teologia Moral na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma, com o apoio dos benfeitores.