Descobri um amor particular para Deus

15 | Agosto | 2019

Sara Betancur e Elvira Arango são duas religiosas, Colombianas, que pertencem à Comunidade das Filhas do Fiat, fundada a 31 de dezembro de 1996, cujo carisma é dar a conhecer o “fiat” (“faça-se”) da Santíssima Virgem e transmitir a alegria da obediência à vontade de Deus; ambas estudam na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Sara estuda Teologia e nasceu em Jericó (Colômbia), no seio de uma família tradicionalmente católica. «A certeza da minha vocação chegou quando tinha tudo o que materialmente me podia dar felicidade: estudava Gestão, tinha muitos amigos, juventude, liberdade…e, no entanto, sentia um grande vazio no meu coração que nada nem ninguém podia preencher. Ingressei na Comunidade quase a fazer 17 anos e agora, que já passaram 16, posso dizer que sou feliz. Deus fez grandes obras por mim».

Elvira estuda Direito Canónico. «Sou de uma família católica, mas não particularmente praticante. Estudei num colégio de freiras (as de Belém) onde descobri um amor particular para Deus. Lembro-me de assistir à Missa com a família quando era criança, mas com a passagem do tempo cada um decidiu viver a fé à sua maneira e eu decidi viver a minha como faz a maioria das pessoas: saber que Deus existe, mas mantendo-o à margem de tudo; só O procurava em momentos de necessidade ou de tristeza e estes últimos eram muitos. Iniciei os estudos superiores numa universidade pública bastante secularizada e até ateia, o que produziu um distanciamento ainda mais profunda da minha fé. Entretanto, à minha mãe foi-lhe diagnosticada uma doença neurológica degenerativa e começámos a procurar diferentes modos de enfrentar a situação: medicina tradicional, medicina alternativa e, finalmente, procurámos ajuda espiritual. Esse foi o meu momento de voltar para Deus. A minha resposta não foi imediata. Fiz esperar Deus até terminar os estudos de pós-graduação e ter feito algum tempo de experiência profissional. Acabar com o meu namoro também não foi fácil, mas finalmente, com a ajuda que só Deus pode dar, fui capaz de deixar tudo e de iniciar um caminho de uma união mais perfeita com Ele».